Para ter saúde

Focar na saúde é uma forma de aumentar o bem-estar, a qualidade de vida e a longevidade. Uma vida saudável depende de diversos fatores. Não basta praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável.
Ser saudável não é apenas sobre o que se come, apenas sobre dietas. Ser saudável é também sobre o que se pensa, sobre o que se faz e o que se diz. Sobre tudo aquilo que se ouve, assiste, lê, sobre as pessoas que convive, sobre tudo aquilo que é colocado no corpo, na mente e nas emoções.
Hábitos saudáveis são atitudes rotineiras que melhoram a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental. Normalmente, esse conceito está atrelado à realização de atividades físicas, ao consumo de alimentos naturais e ao cuidado com a saúde mental, mas perceberam que não é apenas isso?
De modo geral, podemos dizer que para ter saúde são necessárias atitudes que focam o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Na busca pela integridade mental e física, é fundamental readaptar o corpo a uma rotina saudável e se concentrar, totalmente, na conquista de novos hábitos de saúde, focando sempre no bem-estar integral e geral. Cuidar da saúde é uma atitude que deve ser tomada, diariamente, não apenas para evitar doenças, mas para manter uma vida mais equilibrada em todos os mais variados aspectos.
No entanto, muitas vezes, devido à rotina cada vez mais agitada e desgastante, as pessoas acabam se esquecendo de todos estes cuidados que deveriam ter com a saúde de forma integral. Por isso, é preciso mudar a atitude física e mental, mudar os costumes diários, o que sabemos muito bem que não é tão fácil assim.
O estilo de vida dinâmico e o ritmo da vida acelerado pelas tecnologias levam muitas pessoas ao limite do estresse, desgaste físico e emocional, trazendo consequências à saúde. A alimentação nem sempre saudável e o sedentarismo contribuem para agravar o quadro. Mas onde está a causa deste modelo de estilo de vida? Será que estamos conscientes das possíveis consequências ao manter este estilo de vida num futuro próximo?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Envolve o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.
Quer entender por qual motivo é tão importante buscar constantemente a qualidade de vida? É porque ela envolve todos os aspectos da vida, desde a profissional até a pessoal. Então, focar na qualidade de vida é cuidar do seu trabalho, das relações sociais, da saúde física e mental, além da espiritual.
Muita gente costuma ignorar a saúde mental e a espiritual. No entanto, elas são tão importantes quanto o bem-estar do organismo, inclusive, podem influenciá-lo negativamente se estiverem em desequilíbrio.
A meditação, por exemplo, ajuda a ter uma vida mais plena, porque harmoniza corpo e mente. Ao mesmo tempo, é um momento de calma e relaxamento, que ajuda a aliviar o estresse diário. Separar 10 minutos do dia para se conectar consigo mesmo, aquietar a mente, fazer uma oração, agradecer, seja o que for, está mais do que comprovado pelos estudos que ajuda o corpo a ter mais saúde.
Nesta busca contínua por uma vida saudável poderemos ser recompensados de várias formas, uma delas é a longevidade, que nada mais é do que aproveitar ao máximo a vida por inteiro. Longevidade tem a ver com estar bem, com saúde, aprendizado constante, qualidade das relações sociais, sendo útil, independente e feliz. Tem a ver com o presente, com o agora, e não com o fim da vida. Buscar saúde de forma integral é a maneira mais inteligente de viver pleno e feliz. Muita saúde a todos.

Leave a comment

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked (required)

× Como posso te ajudar?